Você já pensou que poderia prestar serviços para empresas ou pessoas físicas que, insatisfeitas com seu trabalho, poderiam te responsabilizar e te processar? Você já pensou que algum dia poderia falhar no exercício de sua profissão e que isso poderia lhe causar um enorme prejuízo profissional e financeiro? Afinal, falhas infelizmente são comuns e podem ocorrer, por melhor que seja o profissional. No entanto, alguns erros podem representar o fim de uma carreira. Para profissionais de saúde, por exemplo, o erro muitas vezes pode ser fatal, por isso, é importante contar com um seguro de responsabilidade civil profissional.

Visando proteger os profissionais liberais e autônomos contra esse tipo de situação, algumas seguradoras disponibilizam o seguro de responsabilidade profissional ou seguro de responsabilidade civil profissional. Seu objetivo é, portanto, cobrir as reclamações feitas por terceiros na justiça e proteger a carreira desses profissionais.

Conheça agora o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional!

Como Contratar o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

Ele pode ser contratado por pessoas físicas e jurídicas através de uma apólice isolada e específica, ou através de uma cobertura adicional em uma apólice compreensiva. Nas apólices de seguro de condomínio, por exemplo, existe a possibilidade de contratação da cobertura adicional de Responsabilidade Civil para o Síndico. Essa cobertura adicional é comumente disponibilizada em apólices de seguro empresarial ou PME (para Pequenas e Médias Empresas).

Esse seguro é particularmente importante para profissionais como médicos, dentistas, contadores, advogados, arquitetos e engenheiros, entre outros. Também é interessante para administradores, diretores, conselheiros, gerentes e executivos de grupos empresariais. Algumas seguradoras possuem seguros de RC Profissional específicos conforme a área de atuação, segue exemplos:

  • Seguro de Responsabilidade Civil para Engenheiros e Arquitetos;
  • Seguro de Responsabilidade Civil para Médicos e Dentistas;
  • Seguro de Responsabilidade Civil para Escritórios de Advocacia;
  • Seguro de Responsabilidade Civil para Escritórios de Contabilidade;
  • Seguro de Responsabilidade Civil para Cartórios;
  • É possível, ainda, contratar a cobertura de responsabilidade civil com proteção específica para atividades desenvolvidas por profissionais ou empresas em apólices compreensivas, tais como: em seguros para instituições de ensino, seguros de salões de beleza e clínicas de estética, seguros de pet shops, seguros de bares e restaurantes, entre outros.

Vantagens do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

A principal função do seguro de responsabilidade civil profissional é proteger o segurado de eventuais reclamações ou ações na Justiça em que seja responsabilizado civilmente por ter causado danos involuntários a outras pessoas, sejam materiais ou corporais. Ou seja, o seguro de responsabilidade civil garante o ressarcimento ao segurado da quantia que ele tiver que pagar para a reparação de danos e/ou perdas causadas a alguém, desde que sejam cobertos pela apólice.

No fim, o grande objetivo final do seguro de responsabilidade civil profissional é proteger judicialmente e financeiramente esses profissionais, para que em caso de falhas ou erros sua carreira não seja afetada gravemente.

Achou interessante? Para mais detalhes, converse com a Kaprice Corretora de Seguros e tire todas as suas dúvidas a respeito do seguro de responsabilidade civil. Nós te daremos todas as informações para que você fique protegido de maneira adequada e com os melhores seguros do mercado em qualquer ramo de atuação.

Não perca tempo! Fale agora com um consultor Kaprice e contrate já o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional!