O seguro de condomínio possuí contratação obrigatória exigida por lei, porém não deve ser encarado apenas como uma obrigação. Seu objetivo é oferecer comodidade e garantia quanto à proteção dos condôminos, seja no caso de um condomínio empresarial, residencial ou misto. Se for bem contratado, com coberturas e valores adequados ao risco, com condições e critérios bem avaliados e com conhecimento e experiência, além de cumprir a legislação, permitirá a proteção correta do patrimônio pessoal e da coletividade do condomínio. Seu intuito é de que sempre haja a reposição dos bens e a redução de prejuízos em caso de incidentes ou sinistros.

A contratação do seguro geralmente é realizada pelo síndico, devendo ser renovada anualmente com o objetivo de cumprir a lei, evitar multas e garantir o patrimônio dos moradores, do prédio e do próprio condomínio.

Vantagens, Coberturas e Benefícios do Seguro de Condomínio

Além das coberturas obrigatórias que envolvem a proteção e cobertura da edificação, abrangendo as unidades autônomas e as partes comuns contra incêndio e/ou outros riscos que possam causar a destruição do todo ou parte do condomínio, atualmente são oferecidas muitas outras coberturas adicionais pelas seguradoras, que permitem incrementar a proteção de acordo com a necessidade de cada condomínio.

Alguns exemplos das principais coberturas adicionais são: Quebra de Vidros, Alagamento, Desmoronamento, Portões, Subtração de Bens do Condomínio, Vendaval e Impacto de Veículos, Danos Elétricos, Danos Morais, Seguro de Vida dos Funcionários, Sprinklers, Despesas Fixas, Painéis, Luminosos e Letreiros, Tumultos, Greves, Lock Out, Subtração de Valores e Bens dos Condôminos, etc.

Entretanto, é importante lembrar que o seguro de condomínio cobre apenas o conteúdo das áreas comuns, ou seja, o que estiver dentro das unidades precisa de um seguro específico.

Aproveitamos também para destacar a importância da cobertura de responsabilidade civil, que se refere aos danos que possam ser causados a terceiros (incluindo moradores e visitantes), que venham a ser de responsabilidade do condomínio. Além disso, existem diferentes opções de cobertura de responsabilidade civil, entre elas estão:

  • Responsabilidade Civil Condomínio;
  • Responsabilidade Civil de Guarda de Veículos;
  • Responsabilidade Civil do Síndico;
  • Responsabilidade Civil Empregador.

É essencial a busca por ajuda profissional para a contratação do seguro de um condomínio empresarial, residencial ou misto de forma adequada. Por isso, conte com a Kaprice Corretora de Seguros para te auxiliar de forma personalizada no levantamento e escolha da melhor opção para o seguro de seu condomínio!

Fale agora com um consultor Kaprice e contrate já o Seguro de Condomínio!